GEOINTERESSE

SEJA BEM VINDO

GEOINTERESSE

SEJA BEM-VINDO

GEOINTERESSE

VENHA NOS CONHECER

GEOINTERESSE

GEOGRAFIA

GEOINTERESSE

SEJA BEM VINDO

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

USO DAS IMAGENS DE SATÉLITE DO GOOGLE EARTH NA ANÁLISE URBANA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Resumo:
Neste trabalho, realizou-se uma abordagem entorno da utilização de imagens de satélite para a elucidação de questões voltadas ao ensino de geografia, neste sentido, utilizou o software Google Earth com enfoque na representação e analise do espaço urbano. Para tanto, buscou-se verificar a procedência das imagens do programa citado, bem como apresentar o satélite GeoEye-1 o qual é um dos mais sofisticados satélites procedentes de imagens comerciais e que fornece imagens para o Google Earth. Foram comparadas imagens de metrópoles, cidades de grande, médio e pequeno porte, como exemplo, São Paulo – SP, Curitiba – PR, Maringá – PR e Campo Mourão – PR. Através das imagens fornecidas pelo Google Earth, pode-se comparar a estrutura de cada uma das cidades e propor uma metodologia de ensino voltada para o uso da informática, atendendo as novas tecnologias da informação e comunicação. Concluindo que a utilização para diferenciar a hierarquia urbana, apresentando as características peculiares que cada cidade apresenta, o software torna-se um importante mecanismo didático no auxilio a informação.







BUENO, Ricardo Henrique
COLAVITE, Ana Paula





CARACTERIZAÇÃO DA SANIDADE DOS ESPÉCIMES DE Caesalpinia peltophoroides (Benth) NO CENTRO URBANO DE TERRA BOA – PR

O presente estudo detectou e quantificou os espécimes de Caesalpinia peltophoroides (Benth) enfocando os problemas de fitossanidade nas principais vias públicas de Terra Boa – PR, a saber, Avenida Brasil, Avenida Melvin Jones e Avenida Napoleão Moreira da Silva. Para a realização da caracterização dos espécimes utilizou-se a análise da condição de tronco, taxa de crescimento recente, vitalidade da árvore, a presença de doenças, pragas e parasitas, vigor da copa e longevidade remanescente, que agrupadas gerou-se um valor numérico que possibilitou caracterizar a fitossanidade dos espécimes em excelente, boa, regular, ruim e péssima bem como determinou-se a quantidade de espécimes que realizam soerguimento, que apresentam sistema radicular exposto e a distância correta do meio fio. Constatou-se que o município apresenta sérios problemas nas vias analisadas, pois possui espécimes com troncos faltando casca, ocos e apodrecimentos, apresentando 55% dos espécimes em condições fitossanitárias regulares, 29% ruins, 7% péssimas e apenas 9% estão em boas condições de fitossanidade.





BUENO, Ricardo Henrique
SOUZA, Anderson Wesley de Lima 
VENTURA, Guilherme da Cunha



sábado, 13 de agosto de 2011

DISCUSSÕES PRELIMIRARES SOBRE O USO DOS SOFTWARES GOOGLE EARTH E WORLD WIND COMO FERRAMENTAS DE AUXILIO AO ENSINO DE GEOGRAFIA


BUENO, Ricardo Henrique. PIBIC/Fundação Araucária, Geografia, FECILCAM, bueno_ricardo_henrique@hotmail.com
COLAVITE, Ana Paula (OR)FECILCAM, apcolavite@hotmail.com
A presente pesquisa é apresentada com a intenção de analisar alternativas tecnológicas inovadoras aplicadas ao ensino de conteúdos da Geografia, evidenciando a importância dos mecanismos de visualização cartográfica e de cartografia multimídia neste processo de ensino/aprendizagem. Desta maneira, adota-se como objeto de análise os softwares livres Google Earth (produzido pela Google) e World Wind (produzido pela Nasa) para os quais pretende-se evidenciar como podem servir de ferramenta didática auxiliar nas aulas de Geografia do ensino básico, com enfoque de aplicação para o ensino dos conteúdos existentes nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná da 5ª série do ensino fundamental. O processo em que se realiza este estudo tem início na análise das necessidades estruturais para o seu funcionamento identificando a menor configuração necessária em termos de sistema operacional e sistema de hardware, partindo então para análise das funções e qualidade das imagens de satélite disponíveis em cada um dos softwaresenvolvidos na pesquisa, para então correlacioná-los com os conteúdos da 5º série do ensino fundamental em que podem ser aplicados (cartografia, meio ambiente, geografia urbana, dentre outros). Resultados preliminares demonstram que ambos os softwares necessitam de computadores com boa capacidade de processamento e visualização de imagens para funcionar em sua plenitude. Ademais a quantidade de aplicações possíveis a partir de suas funções é imensa, o que demandará a análise detalhada de cada função correlacionando-a ao conteúdo de Geografia em que poderá ser ferramenta auxiliar de ensino, dados estes que serão delineados em tutoriais explicativos.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O PAPEL DO GOOGLE EARTH COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE TERREMOTOS



Ricardo Henrique Bueno (IC) Geografia, Fundação Araucária – Fecilcam,
bueno_ricardo_henrique@hotmail.com
Ana Paula Colavite (OR) Geografia – Fecilcam,
apcolavite@hotmail.com
O presente resumo visa discutir a importância do Google Earth na visualização da ocorrência histórica de abalos sísmicos e sua correlação espacial com variantes geológicas. A temática apresenta-se atual, especialmente após os acontecimentos ocorridos no mês de março de 2011 no Japão quando abalos sísmicos (de magnitude 9.0 na escala Richter) atingiram o país, chamando atenção da mídia mundialmente. Diante do impacto causado pela ocorrência e pela origem dos fatos, este tema pode apresentar-se como um importante conteúdo a ser trabalhado na disciplina de Geografia nos ensinos fundamental e médio. O software Google Earth apresenta uma ferramenta localizada na barra lateral – menu camadas – link galerias – opção terremotos, um ícone característico que quando acionado direciona o usuário para localidades onde já ocorreram terremotos no passado, sendo as ocorrências representadas por ícones de tamanho proporcionais à magnitude do evento. Ao clicar no ícone, será exibida uma caixa com informações sobre o terremoto contendo dados como: magnitude do evento segundo a escala Richter, local, data e profundidade do sismo. Apresenta ainda a função de redirecionamento para o site do órgão norte-americano U.S.G.S.2, onde outras informações sobre a ocorrência de terremotos são exibidas. Através desta breve consideração podemos observar que o software é de grande auxilio a apresentação de informações cientificas, apresentando registros históricos do U.S.G.S. que podem ser utilizados em trabalhos acadêmicos e como recurso didático da disciplina de Geografia nos diferentes níveis escolares.


← Postagens mais recentes Página inicial